Pergunta
Pretendo vender meus dois carros e comprar apenas um, pois estou deixando sempre um parado.
O valor total na venda de meus veiculos deve ficar por volta de R$ 32.000.
Tenho algumas opções de compra em mente, e meu objetivo e ter um carro mais novo e que eu não tenha perdas consideraveis com desvalorização.
Tenho a opção de comprar direto na VW e na GM de funcionários e também estava analisando os seguintes veículos semi-novos: Corolla , Stilo, Marea, Civic, Bora e Vectra.
Favor enviar dicas.
Grato (um abraço Nelson)
Eduardo R. Sergio
Resposta
Prezado Eduardo,
Seu cenário de compra é bastante razoável até porque você tem as opções de ir direto ao fabricante, considerando um razoável desconto comparado ao mercado paralelo. Com certeza comprar um seminovo versus um zero com desconto, a opção pelo zero passa a ser a melhor possível. Existe aquele ditado que diz que o melhor veículo é o zero km e com certeza isto é verdade.
Como GM e VW são as opções de compra neste orçamento previsto, as melhores opções seriam o novo VW Polo (Sedan ou Hatch) ou GM Meriva.
São produtos novos, que tem relativo sucesso junto ao mercado e representarão perdas menores considerando um futuro.
O Golf da VW poderia também estar nesta lista de possibilidades, mas o custo do seguro do veículo acaba prejudicando o orçamento futuro. Além disso, a VW já sinaliza para o lançamento da Geração V da família Golf. O veículo atual pertence à geração IV e como se trata de um carro mundial o mesmo já começa a sofrer uma maior concorrência em outros mercados, principalmente o europeu pelos seguintes modelos: Peugeot 307, novo Citroen C4 (substituto do Xsara), Fiat Stilo, novo Focus, novo Astra.
Estes dois últimos ainda não estão disponíveis, mas chegarão ao mercado em breve e é neste sentido que a VW precisa rever o seu produto chefe. O Golf é o modelo mais vendido do fabricante em termos mundiais. Perder competitividade neste produto significa uma elevada perda de resultado.
Agora vamos a alguns comentários e considerações sobre os veículos propostos.
Muitas de nossas consultorias são apoiadas em volumes de vendas, que de alguma maneira passam maior credibilidade ao trabalho, justificando na maioria das vezes nossas posições.
Vejamos estes números nos últimos três exercícios:
Ano 2000:
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas
Fiat Stilo: n/d
Fiat Marea: 7.951 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
VW Bora: 1.223 unidades vendidas
GM Vectra: 30.503 unidades vendidasAno 2001:
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas
Fiat Stilo: n/d
Fiat Marea: 7.780 unidades vendidas
Honda Civic: 21.042 unidades vendidas
VW Bora: 6.090 unidades vendidas
GM Vectra: 17.003 unidades vendidasAno 2002:
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas
Fiat Stilo: 8.166 unidades vendidas
Fiat Marea: 5.701 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
VW Bora: não aparece na lista dos 50 mais vendidos de nosso mercado
GM Vectra: 7.000 unidades vendidasConsiderações:
Toyota Corolla:
Depois do recente lançamento do novo Toyota Corolla é indiscutível o sucesso do modelo. Em parciais de 2002 (últimos meses) o modelo chegou a vender mais do que o campeão de vendas no segmento dos Sedans médios (Honda Civic). Como foi lançado no meio do ano, o mesmo perde no acumulado do ano. Nos primeiros meses de 2003 o mesmo é o campeão de vendas da categoria. É só olhar nas ruas e perceber o volume de carros. Com certeza umas das melhores opções de compra da lista.
Fiat Stilo:
Também foi lançado em setembro de 2002 e vendeu um quarto do volume de Golfs, considerando a referência de sucesso do segmento. Tem tudo para ser um campeão de vendas em seu segmento. Como representa um veículo recém lançado o cenário de desvalorização futura é bem menor. É oferecido com três motorizações 1.8 – 8V, 1.8 16V e 2.4 20V). O modelo de entrada já oferece uma excelente relação de custo benefício.
Fiat Marea:
O Sedan da Fiat cumpre o seu papel. O motor 2.4 disponibilizado a partir de 2001 faz um grande diferencial. Se puder optar esta motorização representaria a melhor opção dentro da família Marea. Em 2001 o modelo Sedan sofreu uma alteração em sua lanterna traseira e ainda que o novo design não tenha agradado a todos, também seria a melhor opção de compra.
Honda Civic:
A Honda nos EUA consegue no segmento dos sedans médios sucesso com dois veículos (Honda Accord e Honda Civic). Em 2001 o modelo já superou o Vectra em volume de vendas. O mesmo continuaria reinando sozinho no segmento não fosse a chegada do novo Toyota Corolla. Para compensar um pouco esta novidade concorrente a Honda introduziu pequenas mudanças em seu modelo 2003 (lanterna traseira, painel, etc). Com certeza uma boa opção de compra. Tradicionalmente estes veículos japoneses têm um conceito de baixa manutenção e excelente veículo. O sucesso de vendas de Corolla e Civic de certa maneira traduzem este cenário.
VW Bora:
Nos EUA o modelo é vendido como Jetta e faz muito sucesso. Aqui no Brasil nunca chegou a decolar em volumes de vendas e parte desta justificativa é o fato do modelo ser importado do México. Até o inicio de 2002 o mesmo era oferecido na casa dos R$ 40 mil. Hoje o mesmo carro é oferecido por R$ 60 mil. Com certeza a moeda americana acaba deixando o veículo num patamar de preços acima da concorrência. Sendo um veículo importado a VW optou por traz-lo com motorização 2.0 (116CV), Atende bem as premissas da relação peso / potencia, economia de combustível / desempenho, mas quando comparamos com a concorrência o modelo deixa a desejar.
Só como exemplo o Marea Sedan 2.4 oferece 160CV. Teoricamente o motor VW de 150CV Turbo seria ideal ao mesmo, mas como o produto é importado, este aumento de preço na origem acabaria colocando o mesmo mais fora ainda de seu segmento de vendas. Pelo fato de ser um veículo importado seu pós-venda (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre será mais difícil e mais caro quando comparado aos veículos nacionais.
GM Vectra:
Os números de venda dão uma visão exata do cenário atual para o modelo. De campeão de vendas em seu segmento em 2000, perdeu de longe para os concorrentes em 2002. Ainda em 2002 o Governo alterou a forma de cobrança do IPI e veículos com motores 1.0 até 2.0 tiveram redução de preços. Infelizmente a GM oferecia o Vectra com motor 2.2 somente e o modelo não conseguiu aproveitar os benefícios desta redução de IPI. Em 2003 o fabricante retoma a produção do Vectra com motor 2.0 tentando ofertar o modelo numa melhor relação de custo / benefício. Ainda assim este novo carro vale próximos dos R$ 40 mil e infelizmente um modelo supostamente desatualizado perto da concorrência, precisa custar menos. A VW ainda tem um ótimo resultado com o velho Santana, mas o mesmo é oferecido numa das melhores relações de custo / benefício de nosso mercado. Não compraria um Vectra no cenário atual.
As considerações acima são válidas para um início de estudo. Das opções apresentadas os carros japoneses nos parecem a melhor opção. Quando comparamos com a possibilidade de comprar na fábrica com desconto corporativo, isto acaba mudando um pouco o cenário. Neste caso o VW Pólo e GM Meriva passam a fazer parte das boas opções de compra.
Vamos nos falando.
Posterior a uma avaliação inicial, podemos evoluir um pouco mais, considerando inclusive um comparativo mais técnico entre os modelos escolhidos.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento